terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Marcas de Luxo invadem o Brasil em 2010


Em 2010 houve um consistente aumento de operações de marcas de luxo internacionais no Brasil. Importantes marcas instalaram lojas próprias no país e o interesse dessas empresas pelo mercado de luxo nacional vem se intensificando.

A marca Jimmy Choo, do designer malaio conhecido por seus sapatos feitos a mão (os preferidos de Lady Di), inaugurou sua primeira loja no Brasil, em 15 de dezembro. O local escolhido foi o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Esta foi a segunda inauguração de uma marca de luxo internacional no país apenas no mês de dezembro. No início do mesmo mês, Emilio Pucci, marca italiana famosa por suas estampas orgânicas e multicoloridas, inaugurou sua 1ª loja própria também no Shopping Cidade Jardim.

Em novembro a marca inglesa Burberry, responsável pela invenção do trench coat de gabardine, abriu suas portas em São Paulo, em uma loja de 350 m2, no Shopping Iguatemi. Esta foi a segunda loja da empresa aberta no país só em 2010 (a primeira fica em Brasília).

A chegada dessas marcas encerrou um ano marcado pela abertura de lojas de outros grandes nomes no país, como a Chanel, que inaugurou duas unidades próprias em 2010.

Além de Jimmy Choo, Pucci, Burberry e Chanel, chegaram ao Brasil em 2010: as americanas Carolina Herrera e Diane von Furstenberg e as italianas Gucci, e Missoni com três lojas (uma em Brasília e duas em São Paulo) sendo umas delas da linha Home. Hermès e Christian Louboutin se instalaram em 2009 no país e a Louis Vuitton já tem seis lojas em funcionamento.

As montadoras Aston Martin, Bulgatti e Bentley também iniciaram atividades no país em 2010. A Aston Martin chegou de forma oficial ao Brasil em agosto e inaugurou sua primeira concessionária no país em São Paulo. O único showroom da Bulgatti estabeleceu-se no Brasil e será responsável por abastecer parte do mercado latino-americano. A marca inglesa Bentley, inaugurou seu primeiro showroom brasileiro no primeiro trimestre do ano. Bulgatti e Bentley são representadas pela British Cars do Brasil.

A Lamborghini já está no mercado nacional desde 2009 quando inaugurou a sua primeira concessionária oficial no Brasil, localizada em São Paulo. A loja é a primeira da marca italiana na América do Sul.

Além das marcas de luxo dos setores de moda e automotivo, uma das maiores marcas do setor náutico internacional instalou-se no Brasil em 2010. A italiana Azimut fabricante de lanchas e iates está construindo fábrica própria em Itajaí, Santa Catarina, e em plena capacidade o estaleiro irá produzir até 100 embarcações por ano.

A chegada de todas essas marcas reforça as pesquisas que indicam o Brasil como o destino para investimento e um dos mercados mais atrativos do mundo para as marcas de luxo.

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