quinta-feira, 23 de abril de 2009

Luxo, uma experiência emocional.


Entre os resultados mais interessantes da pesquisa da Ipsos e do Luxury Marketing Council (LMC), intitulada "Perfil do consumidor de luxo no Brasil" (2008), está o fato do luxo significar hedonismo e prazer. Um dos destaques é que, para os brasileiros, o luxo significa, para 77% dos entrevistados, hedonismo e estilo; luxo é uma recompensa pessoal e uma maneira de viver com estilo e design; para 77% dos entrevistados e, é PURO PRAZER, e um modo de expressar estilo e personalidade, para 71%.
Esses dados são valiosos e ajudam na maneira de como as marcas devem agir com os consumidores. A responsável pela pesquisa, Karen Cavalcanti, afirma que, no luxo é tudo muito mais segmentado e a marca precisa achar fatores que vão diferenciá-la. A diretora da Ipsos afirma que a pesquisa demonstra o crescimento da busca por experiências, “O luxo no Brasil não é só ostentação. Buscamos o ‘experiencial’.”
Esse resultado vem ao encontro do filósofo Gilles Lipovetsky e Elyette Roux (“O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas", 2005) ao afirmarem que enquanto os produtos de consumo recorrente oferecem benefícios de tipo funcional, as marcas de luxo “remetem a benefícios simbólicos e, cada vez mais, a benefícios ditos “experienciais”, isto é, que implicam, no cliente, uma busca de experiências e de emoções fortes e exepcionais.” A professora francesa Daniele Allérès (2006) complementa, explicando que “os ‘bens de luxo’ traduzem o domínio dos desejos e ambições, que conferem ao produto um valor quase mágico.”

3 comentários:

  1. Valiosa essa pesquisa. O design, cada vez mais, tende a trabalhar com o experecial.

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  2. Oi, Claudia, quem lhe escreve é o Rafael, irmão do seu colega de mestrado, Marco Ogê. Parabéns pelo blog! Ele é um luxo! O tema da sua dissertação é interessantíssimo; por favor, convide-me para assistir a defesa de sua dissertação.
    Um abraço,
    Rafael

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  3. Olá Cláudia, Muito bom seu blog! A discussão sobre o mercado de luxo precisa crescer no Brasil em todos os segmentos. No meu blog, foco mais na área de turismo e hotelaria de luxo, mas falo de marketing em geral. Também tem uma área exclusiva sobre LUXO. Veja um exemplo de artigo (http://gabrielaotto.blogspot.com/2008/03/simplesmente-luxo.html) O processo de compra do luxo com certeza passa muito pouco pelo racional das pessoas. Se quiser, podemos publicar artigos uma da outra em nossos blogs e assim os divulgamos mutuamente. Dê uma olhada lá: http://gabrielaotto.blogspot.com / Email: gabiotto71@yahoo.com.br / Twitter @gabrielaotto Um abraço,Gabriela

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